segunda-feira, 1 de junho de 2015

TABELA PERIÓDICA


A tabela periódica surgiu para agrupar os elementos que têm propriedades químicas e físicas semelhantes, ou seja, ela organiza os metais, semimetais, não metais, gases nobres, dentre outros, em grupos divididos de forma a facilitar sua localização.

Imagine só se não existisse esta tabela? É como entrar em uma livraria e não encontrar os livros separados em função de gêneros, o que faria com que gastássemos muito tempo procurando um livro de psicologia, por exemplo, o qual poderia estar entre os de administração ou engenharia.

Nesta seção é possível ampliar seus conhecimentos com diversos conteúdos envolvendo as propriedades da tabela e seus elementos. Aprenda quais os quesitos usados para o arranjo das famílias (períodos), que permitem não apenas verificar as características comuns de seus membros, mas também fazer previsões do que se tratam tais elementos. As principais famílias são:

Família I A: metais alcalinos
Família II A: metais alcalino-terrosos
Família III A: família do Boro
Família IV A: família do Carbono
Família V A: família do Nitrogênio
Família VI A: Calcogênios
Família VII A: Halogênios
Família 0: Gases Nobres

Através da tabela periódica podemos saber sobre a massa atômica, número atômico e distribuição eletrônica dos átomos, sem falar das propriedades periódicas que são usadas para relacionar as propriedades dos elementos com suas estruturas atômicas. Entre essas propriedades temos: raio atômico, energia de ionização, eletroafinidade, eletronegatividade, densidade, temperatura de fusão e ebulição e volume atômico.

Estude a tabela periódica e aprenda tudo sobre todos os elementos químicos existentes!

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

ACESSE O LINK:

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR SEU COMENTÁRIO! OBRIGADO!
PROFº CLEBER E PROFª CÉLIA.

9 comentários:

  1. andreia 23607

    eu gostei do blog pois mostrou coisas muitas interesantes principalmente no oxigenio ele faz cm vc veja as reacoes acntecendo e o zinco tambem ele mostra como ele reagem com a agua causando esplosoes

    ResponderExcluir
  2. Aparecida Oliveira Carvalho
    21676
    O blog sem duvida será uma ferramenta pra facilidade das nossas vidas como estudantes.
    Assisti varios videos e achei interessante por conta das misturas em alguns casos que as reações são otímas .
    Parabens pelo blog e sem duvida visitarei todos os dias.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. MARGARETE PEREIRA. MATRICULA 24.294
    adorei conheci coisa da prata e do ouro.
    muito importante como a prata tem propriedades antimicrobianas.
    e o ouro usamos para fazer joias,porque é inerte não reagem com nada.
    adorei vou assisti mais videos .

    parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é Estela Ramkrapes, Mat. 24142. Eu aprendi que galvanização é o recobrimento de um metal por outro metal usando a eletricidade com aço recoberto por zinco.

    ResponderExcluir
  6. Odair Pereira de Melo. Mat. 24391.

    Eu escolhi dois elementos da tabela periódica para assistir aos vídeos. O primeiro deles foi o carbono, pois foi o elemento que eu me deparei assim que comecei a estudar a matéria de Química (química orgânica). Logo percebi que o carbono é um elemento bem complexo, tanto é, que existe uma parte da Química quase que exclusiva para estuda-lo. Descobri que esse elemento está presente de forma abundante na natureza e em todas as formas de vida (até no nosso cérebro!). O que me chamou atenção foi que somente recentemente foram descobertos outras formas ou subtipos do carbono, apesar desse elemento ser conhecido desde a antiguidade, podendo ser transparente e rígido como é o caso do diamante ou escuro e leve como o grafite. Bem interessante.
    O segundo elemento escolhido por mim foi o rádio ou Rádium, não sei bem qual a forma correta. O escolhi pois quando mais jovem li uma biografia de uma personagem chamada Madame Curie, que foi justamente quem descobriu as propriedades desse elemento. Eu já sabia que esse metal era perigoso devido sua radioatividade, inclusive Madame Curie e seu marido morreram jovens devido a sua exposição a esse elemento, o próprio narrador do vídeo confirma isso. Mas desconhecia que hoje em dia ele é pouco usado pois já se conhece outros alimentos mais seguros.
    O vídeo não trás muitas informações, mas explica que o seu efeito se dá na destruição das células cancerosas quando expostas a esse elemento, pois elas são destruidas no momento que estão se dividindo no organismo. Outras células sadias também são destruídas, mas como as células cancerosas crescem de maneira mais rápida, o rádio agiria com maior eficiência sobre elas.

    ResponderExcluir